As tecnologias da informação e comunicação e o desenvolvimento infantil

Tema: O uso de tecnologia entre as crianças

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/01/2023
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As tecnologias da informação e comunicação (TIC’s)  (TICs) são recursos tecnológicos utilizados para representar e produzir informações e revolucionaram todas as formas de comunicação e produção no século XXI. Apesar dos inúmeros benefícios que essas tecnologias trouxeram à sociedade, o uso inadequado delas pode acarretar em inúmeros prejuízos, principalmente aqueles ligados ao desenvolvimento infantil. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da negligência familiar e do uso indevido dessas tecnologias. (Muito bem. Formulou a tese)

Sob esse viés, aponta-se como fator determinante a negligencia familiar, pois muitos responsáveis não supervisionam as crianças durante o uso das TIC's. Por se tratarem de veículos de informação, as TIC’s também estão presentes nos domicílios e se expressam nos mais diversos instrumentos, como em smartphones, computadores e tablets, por exemplo. Diante disso, é importante enfatizar que crianças são seres-humanos em desenvolvimento e não possuem maturidade socioemocional e cognitiva para lidar com muitas informações veiculadas por esses canais (Melhore a apresentação dessa discussão). Algumas dessas informações podem ser incompatíveis com a fase do desenvolvimento em que os pequenos se encontram e muitas vezes apresentam um “recorte” descontextualizado da realidade, o que pode corroborar para o surgimento de crenças em padrões irreais, prejudicando o desenvolvimento cognitivo e socioemocional desses indivíduos.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o uso indevido das TIC’s acompanha esse problema. Aparentemente, o uso delas tem se apresentado como um refúgio para as angústias do mundo real, com os ambientes virtuais ocupando o papel de satisfazer a necessidades dos indivíduos. Ao acessarem perfis próprios em redes sociais, muitas pessoas acabam tomadas pela sensação de poder e irresponsabilidade, o que pode expor as crianças a problemas como o cyberbullying, por exemplo. Além disso, um longo período de uso das TIC’S pode colaborar para o surgimento de doenças devido à inatividade física e problemas ocasionados pela falta de socialização. Esses fatores, se ocorrem de maneira conjunta, tornam-se ainda mais lesivos ao desenvolvimento infantil.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível atuar sobre esse problema. Desse modo, é fundamental que o poder público invista em ações que coloquem as famílias como protagonistas da mediação e supervisão durante utilização das TIC’s pelas crianças. Ademais, é de extrema importância o fomento ações educativas que promovam boas condutas durante a utilização dos ambientes virtuais e uso racional dos recursos tecnológicos. Com isso, espera-se alcançar as premissas de proteção a integral as crianças que permeiam a sociedade. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos