A valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil YMM

Tema: Desafios para para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/12/2022
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No que se refere a comunidades e povos tradicionais, podemos dizer que no território brasileiro existem 26 tipos de comunidades registradas pela lei, fora as que ainda não foram registradas oficialmente (Melhore a construção dessa ideia). Dentro dessas comunidades há diversas culturas, como por exemplo os extrativistas, os coletores, as formas de falar, religiões, habitações, modos de se relacionar com a natureza etc. (Formule a tese)

(Uso inadequado do operador argumentativo) Ademais, o Brasil, segundo o jornal do G1 da Globo, possui muitos estados com grandes concentrações de povos tradicionais, alguns destes são: Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul etc. Na Constituição brasileira existem leis criadas para demarcar os territórios indígenas, porém essa lei não é respeitada e é infringida por alguns proprietários que estão atrás dessas terras. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, de acordo com o site Agenda Brasil, os povos indígenas e quilombolas são desrespeitados. No Nordeste e Norte do país alguns donos de terras chegam a fazer ameaças a esses povos, e consequentemente, algumas dessas intimidações acabam ocorrendo e nalgumas algumas vezes matando alguma pessoa dessas comunidades, e por fim alguns agressores não são julgados. (Reestruture. Aboordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, para valorizar essas comunidades e povos, o governo poderia garantir a pena total para os que infringem a lei, como também disponibilizar transparência aos direitos desses povos. O governo poderá inclusive oferecer palestras e conscientização para a população. (Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos