O risco da desinformação: Alcoolismo

Tema: Aumento do alcoolismo entre as mulheres

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/11/2022
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O álcool no Brasil, por não ter o consumo proibido ou histórico jurídico relacionada à bebida, isso os maiores de 18(dezoito) anos, nunca provocou na sociedade reflexões, que fossem popularizadas, sobre os riscos acerca do consumo, como o alcoolismo. Nesse contexto, o país, segundo a OMS (Organizacional Mundial da Saúde) (Vírgula) é um dos lugares, entre 194 nações, onde se consome mais bebidas alcoólicas.

Dentro da conjuntura apontada, somando ao fato de as mulheres ganharem mais visibilidade pela indústria de bebidas, houve um aumento das propagandas direcionadas ao público feminino. (Truncamento) Visto que as publicidades, diante do número crescente de mulheres que consomem bebidas alcoólicas, procuram associar o consumo a fatores ligados à liberdade e empoderamento, muitas vezes com mulheres famosas que têm imagens relacionadas à temática proposta nas propagandas. 

(Melhore a estratégia coesiva) As propagandas em massa, divulgadas por diversas marcas, que procuram atrair o público consumidor feminino, ao direcionar para as mulheres chamam atenção do público de diversas faixas etárias, que por diversos fatores, da liberdade de consumo a um meio de aplacar uma situação psíquica, alimentadas pela propaganda, vêm  veem no álcool uma saída rápida e fácil. Com início do consumo, muitas vezes sem reflexão das consequências e repetido a médio e longos prazos, faz com que o vício seja desenvolvido, trazendo prejuízos sociais e financeiros para a vítima. (Reestruture e explore com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outro fator que torna o consumo atrativo, (Sem vírgula) é quando é transmitido que tal ingestão está associado à liberdade e ao empoderamento feminino, sendo que tais temáticas perpassam por diversos pontos da vida de uma pessoa; assim ao expor o consumo a manifestação do livre-arbítrio retirar muitas vezes da prática os riscos associados ao consumo, tal como o alcoolismo. (Parágrafo frasal)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Logo, é possível inferir que a divulgação do consumo de bebidas alcoólicas, assim como a associação a valores considerados benefícios  benéficos por uma maioria, como a liberdade, transmite ao público-alvo das propagandas que o a simples ingestão já torna a pessoa beneficiada com valores apresentadas. Contudo, devido às subjetividades que influenciam o consumo, ao incentivar a prática de modo frequente e sem um aviso dos riscos, a prática tem levando a um número crescente de mulheres com alcoolismo no Brasil. (Ausência de proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos