[Sem título]

Tema: Aumento do alcoolismo entre as mulheres

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/11/2022
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um dos males da nossa sociedade atual, a fuga da realidade, acaba acarretando graves problemas como o vício em bebidas alcoólicas, que leva o nome de alcoolismo. O alcóolatra sofre de uma doença crônica e, em muitos casos, recebe um tratamento leviano por parte da sociedade, ou acaba sendo completamente ignorado. A obscuridade é ainda maior quando tratamos das mulheres que sofrem de alcoolismo: há uma carência muito grande de pesquisas e ações de combate aos números que seguem aumentando, de acordo com os gráficos mais recentes.

As jovens brasileiras estão com tendências cada vez mais altas ao álcool - indica o crescimento de 5% dos 18% verificados em 2018 para os 23% em 2019. Visto que a questão do alcoolismo não é um problema que afeta apenas o indivíduo, mas todo o meio à sua volta, ressalta ainda mais a sua extrema importância em realizar ações de política pública com fins de conscientizar a população e enfrentar os males causados pelo vício. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) É muito comum conhecer alguma família ou um lar que é afetado negativamente por algum membro alcoólatra, essa situação, que acomete uma grande parcela da população brasileira, é um dos principais causadores de transtornos familiares. Na obra "1984" (Vírgula) de George Orwell, somos apresentados à a um protagonista que é levado à a beber gim para esquecer da situação miserável em que se encontra e não alimentar pensamentos negativos sobre o Partido totalitário e opressor que o governa. Podemos relacionar isso com o fato de que as mulheres geralmente tendem à  a usar o álcool como resposta aos seus problemas, e algumas, através de um consumo desenfreado, acabam entrando em uma perigosa condição de negação da realidade e desenvolvendo o alcoolismo. Isso é ainda mais intensificado por conta da lacuna da carência de investigações especializadas e a falta de diálogo sobre o alcoolismo deixado pelo governo e pela sociedade. (Melhore a relação entre as ideias apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, tendo em conta os problemas apresentados, verifica-se que é de suma importância que haja uma mudança de postura nas políticas públicas e que o governo assuma medidas mais eficazes de combate ao alcoolismo, trazendo ao centro do debate público essa questão e levando às escolas programas de conscientização do uso do álcool, afim  a fim de conscientizar a população mais jovem dos perigos do vício; criar um espaço mais livre para associações de cunho popular para tratamento de problemas alcóolicos e alocar fundos para uma renovação de centros hospitalares especializados no tratamento de viciados.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos