André Gonçalves Barbosa.

Tema: Impactos da polarização política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/10/2022
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“Esquerda” e “direita” são palavras usadas nos dias atuais para designar certas ideologias políticas, a origem desses termos no cunho político-partidário se deu na Revolução Francesa no ano de 1789, nesse período, os jacobinos e os girondinos eram reconhecidos pelas suas maneiras de pensar e de se sentar. Sob essa questão dos grupos esquerdistas e de direita, essa polarização traz impactos para o Brasil. Nesse sentido, os danos causados por ela vão desde mortes até injustiças. (Formule a tese com mais clareza)

Primeiramente, as pessoas podem morrer por causa da polarização no meio político. Sob esse viés, o Jornal Nacional noticiou a morte de Marcelo Arruda, ele foi morto por organizar o próprio aniversário com imagens do Luíz Inácio Lula da Silva—ex-presidente do Brasil e considerado “esquerdista”—. Por conseguinte, se esses homicídios de indivíduos com ideias diferentes continuar, o artigo 5º da Constituição federal—defensor da liberdade e de outros direitos— será afetado.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de justiça também é outro grave impacto da bipolaridade no campo político. Sob essa perspectiva, a novela "Além da Ilusão" retrata a prisão da psicóloga Nise da Silveira, ela foi presa por ser considerada “comunista” na ditadura do presidente Getúlio Vargas, fora da ficção, muitos cidadãos sofrem injustiças piores—agressões físicas e ameaças de morte— na atual nação verde-amarela por terem ideologias contrárias à maioria ou ao governo. Consequentemente, se essa triste situação perdurar, a carência de justiça será algo “banal”, da mesma forma que a filósofa Hannah Arendt considera alguns problemas na sua teoria de banalidade do mal. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao TSE—Tribunal Superior Eleitoral (Vírgula) fazer propagandas para conscientizar os tupiniquins sobre a importância de lutar contra a polarização política e seus impactos—assassinatos e injustiças são exemplos— . Entretanto, para a ação ocorrer, ela deverá se dar por meio da televisão e das redes sociais. Tal atitude terá a finalidade de fazer com que cenas vistas no Jornal Nacional permaneçam no passado. ​​​​​​​(Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos