Sem título

Tema: Impactos da polarização política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 16/10/2022
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na Roma Antiga, a política do "pão com  e circo" era um modo da esfera política distrair a população com espetáculos e cegá-los acerca dos problemas e estagnação da época. Semelhantemente, o Brasil vive um cenário de polarização política usado para direcionar o povo para disputas ideológicas e impedir o desenvolvimento do país. Partindo dessa ótica, é preciso entender as dimensões do problema a real utilidade da política.

Primeiramente, dados indicam grande dificuldade na realização de debates políticos. Segundo o Instituto Reuters, cerca de 66% dos brasileiros dizem precisar tomar cuidado ao discutir política na internet. Portanto as brigas de ideologias políticas são decorrentes e desfavorecem o exercício da democracia, impedindo o uso de debates para enriquecimento social e político do país, impedindo o progresso brasileiro. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, Segundo Aristóteles, a democracia tem como objetivo promove o bem-comum da sociedade. No entanto, observa-se que atualmente é usada apenas como uma forma para conseguir préstigio e bens materiais, visto o viés de polarização e falta de propostas políticas de interesse nacional. (Explore mais a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, cabe aos detentores do conhecimento político, filósofos e historiadores políticos, realizarem campanhas de conscientização dobre a importância da democracia por meio de palestras em redes sociais, como o Facebook e Instagram, com a finalidade de incentivar discussões políticas pacíficas acerca de propostas partidárias e impedir o quadro de divisão vivido. Dessa forma, o ideal aristotélico sobre a política vigorará e dar-se-á o desenvolvimento do país.​​​​​​​ (Proposta completa) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos