Recente Democracia

Tema: Impactos da polarização política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 16/10/2022
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Início da segunda metade do século XX, duas grandes guerras e o nascimento de um mundo polarizado, bipartido em comunismo e capitalismo. Tal polarização se fez presente do enceramento da segunda guerra ao fim da URSS (Desenvolva a sigla) e, ainda hoje, é vista moldando a política das nações, incluindo o Brasil. Em rumo ao segundo turno das eleições vive-se fortemente a polarização e suas consequências: aumento da violência e diminuição do diálogo, que passa a ser marcado pelo medo e extremismo de ideias. Embora a democracia pareça intrínseca a atualidade, a plena cidadania é recente e o tempo contínuo em democracia também, evidenciando a necessidade do Brasil desenvolver seu campo democrático e o porquê de mazelas advindas da polarização serem tão presentes.

A democracia se define por seus cidadãos. Um grande avanço da democracia moderna, em relação ao sem antigo berço ateniense, está no fim da exclusão de quem é cidadão. Contudo, esta realidade democrática, construída na formação dos estados nacionais europeus, só se consumou no país em questão, o Brasil, no século passado, pois antes perpetuavam-se excluídos, como as mulheres. Entretanto, a simples abertura não impediu o cenário de violência que se seguiu. A corrente violência, mesmo que pareça inimaginável, também permeou esse início democrática, com atos como a morte de estudantes no movimento paulista de 1932, evidenciando que para haver pleno debate demanda-se tempo e necessita-se superar a violência. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Contudo, esse tempo não foi concedido ao país, pois em 1964 a nação sofre um golpe e a democracia é cerceada por décadas de opressão e violência. Portanto, o pouco tempo contínuo de democracia da nação mostra-se insuficiente para superar a barreira do medo e da violência, por isso ainda se fazem presente, junto a polarização. (Explore a discussão com mais produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, o amplo debate público e a plena democracia demandam tempo para serem construídas, caso contrário, ficam presas às amarras da polarização e violência. Assim, é crucial para atingirmos o ideal democrático prezarmos pela independência dois  dos três poderes, inviabilizando que um tome os demais. Para isso, se faz necessário o voto em representantes que respeitem a democracia e o incentivo à participação política da população por meio da abertura de espaços públicos de debate promovidos pelo Estado em parceria com a iniciativa privada. Dessa forma instaura-se o diálogo e afugenta-se a polarização, coibindo a violência e dando tempo para que a democracia colha seus frutos. ​​​​​​​(Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos