M: Polarização Política: Impactos.¹

Tema: Impactos da polarização política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/10/2022
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A obra "Shingeki no kyojin" é marcada por diversos conflitos (Vírgula) dentre eles, a guerra causada pela oposição de ideias políticas usando armas humanas para reprimir e dominar toda uma classe. Embora seja uma obra ficcional, ela apresenta aspectos que se assemelham ao atual cenário nacional, onde a polarização partidária causa mudanças no comportamento do indivíduo e medo de expressar suas opiniões. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeiro plano, evidencia-se que o público (Vírgula) mesmo não ligado diretamente ao partido (Vírgula) se torna mais agressivo nos dias que antecedem as eleições. Conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sobre essa lógica é possível perceber que as divergências políticas são fortemente influenciadas pelo pensamento coletivo, uma vez que as pessoas crescem inseridas em um contexto social intolerante, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna a resolução do problema ainda mais complexa. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é válido ressaltar o medo de opinar causado pelos conflitos nas redes sociais e fora delas, (Justaposição) segundo o site "Media Talks", um terço dos entrevistados afirmam tomar cuidado ao falar de política tanto no WhatsApp quanto no Facebook. Ademais, a pesquisa feita nos Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Brasil mostra que os brasileiros apresentam os maiores índices (Vírgula) dentre quatros países, referentes ao cuidado a se tomar fora das plataformas. (Explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Assim, faz-se necessária a atuação do Ministério da Educação (Vírgula) em parceria com a mídia (Vírgula) na educação da população, acerca da necessidade de aceitar e respeitar opiniões diferentes. Isso deve ocorrer por meio de palestras que, ao serem ministradas em escolas e universidades, orientem os jovens no sentido de evitar discussões agressivas. Além disso, cabe às entidades governamentais o policiamento rígido dos conflitos. Dessa forma será possível a construção de um ambiente político democrático e seguro. ​​​​​​​(Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos