[Sem título]

Tema: Impactos da polarização política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/10/2022
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Historicamente os indivíduos lutam por direitos sociais, tendo como ápice desse processo a Revolução Francesa, em 1798, na qual os revoltosos exigiam que os direitos intrínsecos a sua existência fossem respeitados, além de poderem participar das decisões que afetariam a vida pública. Entretanto, no Brasil, esses direitos já conquistados não são aproveitados em sua plenitude devido à grande polarização política dos dias atuais. Nesse sentido, o desinteresse da população de pesquisar as reais propostas dos seus candidatos e a circulação de fake news atrapalham o processo democrático. (Muito bem. Formulou a tese)

Nessa perspectiva, a falta de procura por informação evita que a população tenha contato com novas propostas de governo. Segundo John Locke, foi firmado um contrato social em que as pessoas entregaram a sua liberdade individual em troca de segurança, mas a qualquer momento a população pode depor o seu governante, caso os seus direitos não estejam sendo garantidos. Porém, infelizmente, a alienação em torno de uma polarização extrema não permite que os indivíduos percebam o quão estão sendo desrespeitados e, por não procurar novos meios de reverter essa situação, continuam refém do mesmo sistema de opressão e injustiça social. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a propagação de notícias falsas impede que a população tenha contato com a realidade social do seu país. Portanto, o ser humano precisa estar em constante busca de conhecimento para promover a sua emancipação e não permanecer em um estado de tutela pelas instituições sociais dominantes, segundo Immanuel Kant. Todavia, a polarização política impacta de forma negativa nesse cenário, pois a disseminação de inverdades por meio dos grupos políticos impede que o tecido social consiga formar sua opinião sem interferência de outrem. (Explore com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, a desinformação é a principal consequência da polarização política, o que atrapalha o processo democrático de direito. Nesse sentido, o governo federal, na função de provedor do bem estar-social, deve promover o acesso seguro da população às reais propostas de cada governo, por meio de bates  debates políticos transmitidos pela TV em horário nobre, com a finalidade de reverter o atual cenário de polarização. Consoante a isso, a mídia deve conscientizar os seus usuários a não propagar fake news, por meio de anúncios descontraídas que demostre a gravidade desse ato. Espera-se, com isso, que os direitos conquistados, ainda no século XVIII, sejam plenos para todos os cidadãos na atualidade. ​​​​​​​(Muito bem. Apresentou a proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos