[Sem título]

Tema: Impactos da polarização política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/10/2022
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A cada ano fica mais arriscado se posicionar politicamente, isso ocorre pois a disseminação do ódio e o fanatismo, (Sem vírgula) falam mais alto que o respeito e a ética de bons costumes. Por conta de tanta violência muitos preferem permanecer "isentos" do que correr o risco de perder sua vida. Os assassinatos esse ano por conta de apoiar candidato A ou B foram surreais. O governo devia se envergonhar dessas estatísticas, visto que vivemos em sociedade e devemos respeitar a opinião dos outros. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Dados apontam que (Vírgula) desde 2018, homicídios por intolerância política, (Sem vírgula) ficaram mais frequentes (Apresente a fonte). No ano de 2022, o ano de eleições presidenciais, esses números cresceram cerca de 335% (Apresente a fonte). Ao se aproximar da data de votação as pessoas tinham medo de sair na ruas com roupas vermelhas e serem confundidas com apoiadores do PT, pois o número de mortes por conta da cor de sua vestimenta já eram assustadores.

(Melhore a estratégia coesiva) Estamos no século XXI, é inaceitável pessoas sofrerem esse tipo de opressão, vivemos em uma democracia, temos o direito de ir e vir, de usar as roupas que bem entendermos e de escolhermos nossos presidentes, ninguém deveria morrer por conta de usufruir dos seus direitos como cidadão. (Evite um parágrafo frasal. Abordagem limitada do tema)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) O governo deveria fiscalizar e aplicar punições mais severas para esses casos. Armar a população não é a solução, entraremos em guerra se não aprendermos a viver em comunidade e a respeitar todas as opiniões, independente de concordarmos ou não.​​​​​​​ (Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos