A importância do pensamento crítico

Tema: Impactos da polarização política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/10/2022
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ser humano é como se fosse uma folha de papel em branco. Segundo a tese da tábula rasa (Vírgula) de John Locke, o homem é moldado pelas ideias à sua volta. Sob esse viés, a extrema polarização política resulta na alienação do corpo social pelo surgimento das "fake news" e do exíguo estímulo ao pensamento crítico nas salas de aula.

É evidente que (Vírgula) no cenário vigente, a tecnologia se torna uma aliada quando se trata da obtenção de informações. Entretanto, como disse o sociólogo Zygmunt Bauman, "Muita informação não significa sabedoria", nesse sentido, é também um agente que facilita a disseminação de informações inverídicas (Melhore a construção dessa discussão). Na tentativa de sustentar seu ponto de vista, o indivíduo muitas vezes faz uso de argumentos que não se baseiam na realidade, carecendo de fontes confiáveis. Dessa forma, inserindo a si e outros em uma espécie de "bolha" de ignorância, atingindo cada vez mais pessoas. (Reestruture a discussão proposta)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, é notório que as escolas provém de maneira escassa no que se refere à política, tendo em vista a presença do pensamento de que a abordagem do tema seja sinônimo de doutrinação. Porém é inevitável abordar a questão supracitada, uma vez que disciplinas como sociologia, filosofia e história são intrinsecamente políticas. Logo, muitos estudantes não têm acesso à a uma perspectiva imparcial do meio político, sendo incapazes de analisar o contexto como um todo e formularem opiniões próprias, tornando-os mais suscetíveis a serem manipulados pelas mídias sociais e até mesmo no ambiente familiar. (Reestruture e explore com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, incentivar o pensamento crítico dos jovens e proporcionar um ambiente de conhecimento fundamentado é imprescindível. Frente ao exposto, o Ministério da Educação deveria incentivar as escolas a debaterem sobre o tema, investindo em palestras orientadas por sociólogos e cientistas políticos e elaborando projetos em sala de aula que guiarão os estudantes à autonomia de pensamento. Além disso, cabe ao Ministério das Comunicações conter as "fake news" e noticiar sobre o âmbito político utilizando linguagem acessível a todos. Assim, teremos uma sociedade mais antenada e munida de conhecimento. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos