Valorização do trabalho docente no Brasil

Tema: Valorização do trabalho docente no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 16/09/2022
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Todos sabem que, em nosso país, há tempos observa-se a ausência da valorização da educação no Brasil, ausência essa que não só prejudica os estudantes (Vírgula) como também os próprios professores que vivenciam a falta de estruturação econômica na área da educação. O baixo salário educacional se torna um dos importantes fatores que espelha a atual situação do Brasil, onde se vê nitidamente a negligência para a melhoria da educação. Atualmente, existem mais alunos em escolas privadas do que em escolas publicas devido ao seu baixo rendimento e às vezes por possuir lugares inaptos para o meio do estudo, como: cadeiras quebradas, não possuir salas climatizadas, banheiros não higienizados e com falta de acessibilidade para portadores de deficiência. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

Em consequência disso, os professores se revoltam e se reúnem em busca dos seus direitos, criando greves a pedidos como o  de aumento salarial, aumento das verbas educacionais e melhorias nas escolas. E com toda essa problemática, diversos jovens não valorizam e acabam não entrando na área profissional da educação, assim, diminuindo as taxas de alunos de universidades como pedagogia e letras. Notando-se que a problemática apresentada ainda percorre a atualidade. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, em anos de pandemia mundial era notória a falta da estruturação e preparação para as aulas online, devido ao descaso do Ministério da Educação, por situações como essa e outras que deveriam obrigatoriamente haver preparações para os professores em tais situações, que devido a tal cenário, diversos alunos tiveram baixo rendimento no “ENEM” (Exame nacional do ensino médio) e vestibulares vinculados à universidade. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Diante desta problemática, é necessário que o Ministério da Educação intervenha com verbas e estruturas educacionais, garanta ambientes aptos em salas de aula e com infraestrutura, capacite professores com enfoque na prática, com eventos e palestras para incentivar e qualificar os professores para lidarem com situações não convencionais, combater a corrupção e desvios de dinheiro da educação e colocar professores formados na disciplina, pois muitos entram de forma indevida, com isso, a educação e a valorização do profissionalizante da educação iriam aumentar em comparativa de outros países. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos