Valorização do trabalho docente no Brasil

Tema: Valorização do trabalho docente no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/09/2022
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Historicamente, os professores sempre desempenharam papel importante na sociedade em transmitir o conhecimento, mas no momento atual não é uma carreira valorizada, sendo necessário observar essa questão no território brasileiro. Desse modo, deve-se analisar a valorização do trabalho docente no Brasil. Nesse viés, evidencia-se analisar  (Veja sinônimos) a importância do professor e as situações precárias que os docentes encontram para exercer sua função. (Melhore a contextualização do tema)

Neste pensamento, o docente possui o papel importante social de expor conhecimentos aos seus alunos e orientá-los pela educação. Outrossim, o educador Paulo Freire expressa "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Logo, a educação transmitida pelos professores tem o poder de orientar alunos para um corpo social melhor, com boas vivências e demais valores imprescindíveis. Em síntese, a desvalorização do docente põe em risco toda a estrutura social, visto que esse tem a função de construir cidadãos pela educação. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, um fator que agrava a desvalorização são as condições precárias que educadores enfrentam para exercer sue  seu labor. Do mesmo modo, a série "Segunda Chamada" - produzida pela rede "Globo" - relata as más condições de trabalho de professores no Brasil, mostrando a falta de infraestrutura das escolas, baixos salários e a falta de respeito pelos alunos. Entretanto, esse problema não está condicionado a série, sendo retratado fielmente a realidade dos docentes brasileiros. Em suma, os docentes se sentem desvalorizados, não conseguindo exercer seu trabalho de maneira plena, enquanto os discentes são prejudicados. (Reestruture. Explore as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante dessa realidade de desprestígio, é imprescindível medidas reparadoras. Urge ao Ministério da Educação - na sua função de fomentador do ensino no Brasil - promover melhorias em seu salário, na infraestrutura de escolas e na vivência do professor. Essa ações seriam feita por meio de revisões em seu salário e aumento desse condizendo com a sua importância , reformas básicas em instituições públicas de ensino e palestras dentro das escolas e para a comunidade sobre o papel fundamental dos professores. Assim, esse conjunto de ações teria o efeito de aumentar gradativamente a valorização dos docentes e, consequentemente, proporcionarão a melhor vivência em sociedade. Por conseguinte, os educadores continuarão desempenhando seu papel importante de transmitir o conhecimento com a devida valorização. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos