Valorização do trabalho docente no Brasil

Tema: Valorização do trabalho docente no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/09/2022
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na obra “O espírito das Leis”, Montesquieu enfatizou que é preciso analisar as relações socias existentes em um povo para, assim, aplicar as diretrizes legais e abandonar o progresso coletivo. No entanto, ao observar a valorização do docente no Brasil, certifica-se que a teoria do filósofo diverge da realidade tupiniquim contemporânea, haja vista, (Sem vírgula) que o desprovimento da devida valorização por parte do governo e da sociedade (Vírgula) bem como o baixo salário dos docentes, (Sem vírgula) tornam- se fatos que impedem a ascensão do Estado brasileiro. Com efeito, é imprescindível enunciar os aspectos socioculturais e a insuficiência legislativa como pilares fundamentais da chaga.

É importante considerar, antes de tudo, o fator grupal. Conforme o pensador Jurgen Habermas, a razão comunicativa- ou seja, o diálogo – constitui etapa fundamental do desenvolvimento social. Nesse sentido, a falta de estímulo ao debate a respeito em ensinar a sociedade a valorizar o professor, todavia, coíbe o poder transformador da deliberação e, consequentemente, ocasiona um dos grandes desafios da educação no Brasil. Desse modo, discorrer criticamente a problemática é o primeiro passo para a consolidação do progresso sociocultural habermaseano. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, segundo Jean- Jacques Rousseau, os cidadãos cedem parte da liberdade adquirida na circunstância natural para que o Estado garanta direitos intransigentes. As condições de trabalho e a valorização da profissão em políticas públicas, entretanto, constatam a concepção do pensador na medida em que, (Sem vírgula) não são proporcionados aos professores condições dignas de trabalho e que aos mesmos não são pagos bons salários. Dessa forma, ações precisam ser executadas pelas autoridades competentes com a finalidade de eliminar o problema. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Entende-se, portanto, a temática como sendo um obstáculo intrínseco de raízes culturais e legislativas. Logo, a mídia, por intermédio de programas televisivos de grandes audiências, irá discutir o assunto com especialistas nessa área, com o objetivo de mostrar as reais consequências do problema, apresentar visões críticas e orientar os espectadores a respeito do impasse. Essa medida ocorrerá por meio da elaboração de um projeto estatal, em parceria com o Ministério das Comunicações. Desse modo, com a deliberação de Habermas e a justiça de Rousseau, a sociedade brasileira terá o progresso social concretizado, como enfatizou Montesquieu. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos