Valorize seus professores Brasil.

Tema: Valorização do trabalho docente no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/09/2022
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, a educação é a única arma capaz de mudar o mundo. Levando isso em consideração, percebe-se que, (Sem vírgula) os profissionais da educação direta, isto é: os professores são agentes essenciais para a formação de uma sociedade. No entanto, a falta de valorização dos professores vem prejudicando bastante a formação de pessoas cultas na sociedade brasileira. Isso se deve-se,  tanto pela falta de valorização desses profissionais, tanto pela má qualidade do trabalho. (Melhore a construção de ideias)

Primeiramente, cabe ressaltar que a educação brasileira precisa urgentemente de investimento, investimento principalmente na qualificação de mais professores, pois esses profissionais são a base de toda a sociedade. Nota-se que, (Sem vírgula) todo o profissional, seja ele hoje presidente da república ou funcionário de uma empresa (Paralelismo), passa pela etapa de ensino de um professor. Sendo assim, esses profissionais precisam ser valorizados. Outro ponto, a rede de televisão Globo, em 2017, em homenagem ao dia do professor, lançou a campanha denominada: "professor, a profissão que forma todas as profissões". Nota-se a mais pura verdade nisso, pois sem a valorização desse profissional , tem se uma sociedade completamente fracassada. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em outra visão, em muitas situações esses profissionais enfrentam más condições de trabalho e uma estrutura inadequada de trabalho, com matérias insuficientes para realizar sua função com qualidade e sucesso. É muito comum, no Brasil, greves reivindicando tais direitos, pois, muitas vezes, o Estado brasileiro, (Sem vírgula) (principal provedor da educação no Brasil), (Sem vírgula) não dá o devido valor a seus professores, sendo muito comum a transferência de alunos para a rede privada de ensino, onde existe um ambiente muitas vezes melhor de ensino, onde os professores são mais valorizados e a educação é mais prestigiada. (Reestruture)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Nesse cenário, medidas precisam ser adotadas para amenizar a situação. Sendo assim, a sociedade precisa dar mais valor a esses profissionais e a educação. O Estado, por meio do Ministério da Educação (Vírgula) deve rever a situação da educação em algumas partes do país, onde o ensino é precário, para que isso possa ser revertido em um cenário melhor. Nessa etapa, investimento financeiro em mais matérias didáticos e na estrutura das escolas e universidades do país é indispensável para que se possa ter melhorias, consequentemente gerando mais valorização a esses profissionais tão importantes.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos