Sem título| Redação sobre violência infantil.

Tema: Violência doméstica contra as crianças

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 27/08/2022
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série "Anne with E", uma criança órfão, chamada Anne (Vírgula) sofre violência doméstica em seus lares adotivos por não conseguir cumprir tarefas difíceis que são impostas para a garota fazer. Fora da ficção, a violência contra as crianças em seus lares não estão sendo combatidas. Nesse prisma, destaca-se dois aspectos importantes: a insuficiência legislativa e o silenciamento do problema pela sociedade. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, evidencia-se a falta na eficácia nas leis contra agressão a menores. Desse modo, as crianças estão sendo agredidas e não estão tendo seus direitos como cidadãos. No livro "Cidadão de Papel", ressalta a ideia da existência da lei, porém estão sendo inutilizadas pela sociedade. Dessa forma, faz-se ineficiente somente a criação de leis contra violência doméstica infantil. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notório o silenciamento da população pela questão dos laços sanguíneos. Sob essa ótica, segundo dados da UNIFAZ (Desenvolva a sigla) mais de mil crianças foram mortas de maneira violenta pelos familiares ou cuidadores no Brasil. Consoante a isso, percebe-se que a sociedade está deixando casos de agressão invisíveis com a ideia de que os cuidadores podem ser agressivos. (Explore mais a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Desprende-se, portanto, a adoção de medidas que venham ampliar o combate a violência doméstica contra crianças. Dessa maneira, cabe ao Conselho Tutelar - órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente - realizar com mais presença o monitoramento das crianças em cada município, por meio de visitas regulares as residências, a fim de que observem se os pais e cuidadores estão cumprindo seus devidos papéis. Somente assim a realidade vivida por Anne será apenas ficção. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos