Vi Violência doméstica contra as crianças-JOY

Tema: Violência doméstica contra as crianças

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/08/2022
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série "Legacies", disponível na HBO, há um lago no qual, quando alguém é jogado nele, acaba por ser apagado do imaginário coletivo. De maneira análoga, no contexto brasileiro, a violência doméstica contra crianças parece sofrer o mesmo processo das personagens da obra cinematográfica, pois é um assunto esquecido pela população. Dessa forma, é necessário medidas para solucionar o problema, o qual é motivado não só pela negligência governamental, mas também pela sociedade. (Muito bem. Formulou a tese)

Nesse sentido, constata-se o desserviço estatal como uma das causas da questão da violência doméstica no país. Sob esse viés, o filósofo Aristóteles afirmou que a política, por meio da ética, deveria promover a felicidade e o bem-estar dos cidadãos. Entretanto, no contexto brasileiro, a premissa do filósofo não é efetiva na prática, pois a violência doméstica vem desde abusos sofridos na infância até a abusos domésticos contra a mulher, por consequência elas têm medo de denunciar por sofrerem algum tipo de ameaça (Reestruture essa discussão). Dessa forma, devido à omissão governamental, a problemática é agravada no meio social.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a sociedade tem papel determinante na permanência da violência contra crianças no Brasil. Nesse contexto, o sociólogo Zygmunt Bauman, em seu livro "Cegueira Moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida", elucida acerca de como as pessoas se comportam-se de modo indiferente em relação ao outro. De maneira análoga, na realidade nacional, essa tese pode ser exemplificada quando na infância do agressor(a) ele possa ter sofrido algum tipo de violência e ter acarretado um trauma ou então os maus-tratos as crianças acontecem por simplesmente quererem causar dor e sofrimento na vítima. Desse modo, como consequência da apatia coletiva diante da problemática, o impasse perdura no país. (Reestruture e explore com produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, algumas medidas são necessárias para a resolução da violência doméstica contra crianças. Para tanto, cabe ao governo estadual, o qual é responsável por administrar e gerenciar o estado (Vírgula) criar palestras sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, nas instituições de ensino e em orfanatos, com o intuito de garantir o bem-estar da criança e para ficarem bem informadas a cerca acerca do assunto. Além disso, o conselho tutelas  tutelar em conjunto com a polícia devem fazer visitas semanais quando tiver denúncias referente a agressões ou maus-tratos às crianças em suas residências, dirigir-se imediatamente (Melhore a coerência). Por fim, com essas medidas, busca-se uma sociedade a qual não seja "apagada do imaginário coletivo" (Vírgula)  como na série "Legacies".

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos