4587A

Tema: Violência doméstica contra as crianças

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/08/2022
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A problemática da violência doméstica contra as crianças é algo que vem crescendo consideravelmente no Brasil (Vírgula) mas ainda não muito discutido. Zezé, personagem do livro “O meu pé de laranja lima” (Vírgula) do escritor José Mauro de Vasconcelos, tem apenas 6 anos e sofre diversas agressões físicas e verbais tanto do pai quanto da irmã. A naturalização desse ato tanto no livro tanto  quanto na vida real, (Sem vírgula) expõe que muitas crianças não estão seguras nem dentro da própria casa. Portanto, é preciso que medidas sejam tomadas para proteger as crianças e os adolescentes, para que eles se sintam seguros e consigam se desenvolver em um lar saudável. (Formule a tese)

Em uma primeira análise, é importante relembrar que muitos desses agressores usam a violência como forma de educação. A cultura que roda a favor da violência como forma de aprendizagem tem por intenção “corrigir” aquela criança um pouco mais travessa. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o número de crianças que sofreram maus-tratos no Brasil aumentou cerca de 21% no ano de 2021. Esse dado representa como essa prática vem aumentando exponencialmente e expõe que as crianças e jovens tendem a continuar a sofrer dentro dos próprios lares.  (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) É importante frisar que expor as crianças em situação de perigo também é um tipo de violência. Os mais novos possuem uma vulnerabilidade enorme e eles confiam nos responsáveis para os proteger do mundo (Melhore a construção dessa ideia). Albert Einstein disse uma vez que “A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes” e isso é a mais pura verdade. Enquanto houver crianças sendo agredidas e morrendo dentro de seus próprios lares devido à negligência dos pais e os responsáveis por isso estiverem saindo em pune impunes, isso só dá mais liberdade para esses tipos de pessoas continuarem a praticar esse ato de extrema maldade. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para reduzir as taxas de violência infantil, é necessário que o Ministério dos Direitos humanos, em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, invista em projetos e medidas de intervenção para auxiliar essas crianças, acoplando a essa medida a construção de mais abrigos para que as crianças que sofrem esses atos terem um lugar onde se sintam seguras, e assim poderem gozar de uma infância tranquila. Essas medidas são importantes para viabilizar reais mudanças nesse cenário brasileiro.(A proposta está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos