Maus tratos de um inocente

Tema: Violência doméstica contra as crianças

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 18/08/2022
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O livro ‘’As coisas que aprendi depois que morri’’ discute as reflexões da vida dos personagens Mariana e Bernardo, criando metáforas e discutindo assuntos ‘’polêmicos’’ na sociedade brasileira atual. No livro o personagem, Bernardo, (Sem vírgula) relembra seu passado e a vivência com seus pais, e relembra também a vez em que seu pai o bateu, deixando seu olho roxo. Diante de tal fato, pode-se relacionar com as muitas crianças que sofrem maus-tratos pelos pais, evidenciando o abismo social de uma parte da população muito inocente para perceber tal ato, visto que, (Sem vírgula) a violência e a crueldade no mundo é recorrente. (Truncamento) Demonstrando assim a não credibilidade infantil e a ilusão associada aos pais. (Melhore a contextualização do tema)

Primeiramente, a falta de credibilidade é associada à criança, que resulta na mentira do fato deportado imaginado pelas pessoas do convívio diário. Mesmo que a criança fale a verdade, haverá essa indiferença, a vítima é comumente não levada a sério, gerando o que se pode constatar de uma irresponsabilidade dos outros indivíduos por não acreditarem. (Truncamento) Podendo se relacionar com a música do poeta Carlos Drummond: ‘’No meio do caminho tinha uma pedra’’, em que existem vários obstáculos a serem atingidos. Sob esse viés, a inocência é a causadora dessa inflexibilidade, deixando claro que uma criança não poderia estar realmente envolvida a tal ato, agravamento assim psicológico infantil. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a ilusão dizendo que os pais ou responsáveis já tutelam de uma maneira consciente é o principal motivo pela qual os jovens não são percebidos. Isto porque a intolerância contra essas crianças que dizem a verdade é discriminada, pelo simples fato de ela não ser consciente o suficiente para saber de seus direitos (Reestruture essa discussão). De acordo com a Unicef, entre 2016 a 2020 houve cerca de 1.070 mortes violentas contra crianças de 9 anos de idade. Logo, a futura geração da sociedade é afetada, gerando com isso um agravamento no índice de mortes infantis, e espalhando posicionamentos erráticos.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, encontrando um consenso de ideais e achando um meio para combater a violência doméstica infantil, necessita-se que o governo federal implante medidas preventivas educacionais no meio das escolas, através de aulas voltadas ao modo como a criança é tratada em casa, orientando para o combate aos maus-tratos, isto para desde cedo as crianças já saberem identificar comportamentos abusivos dos responsáveis e denunciá-los a um responsável legal, direcionado às crianças que não sabem ao certo o que são maus tratos e como identificá-los. Desse modo, a prepotência, percebida no pai de Bernardo não irá mais ocorrer e enfim dará uma proteção mínima para cada criança.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos