Violência doméstica infantil 003

Tema: Violência doméstica contra as crianças

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/08/2022
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), conjunto de normas jurídicas, assegura diversos direitos às crianças, como não sofrerem maus-tratos. Entretanto, na prática, isso não ocorre, com inúmeras crianças sendo vítimas de violência doméstica, devido à normalização da agressão como forma de educação e a ausência de denúncia contra tal prática. (Muito bem. Formulou a tese)

Primeiramente, é preciso combater a ideia de que a violência pode ser usada de forma recreativa para educar crianças desobedientes. Nessa conjuntura, é válido avaliar que usar da agressão para educar só promove um ciclo violento, em que os pais tendem a bater em seus filhos sempre que acharem conveniente, perpetuando o problema em questão (Melhore a apresentação dessa discussão). Sob essa perspectiva, o filósofo Harbemas, na sua Teoria da Ação comunicativa, diz que o diálogo é a melhor arma para educar os jovens, levando-os ao desenvolvimento saudável. Portanto, é preciso que o diálogo seja o único meio para a educação, descartando a agressão.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é necessário solucionar a normalização da violência contra as crianças que há na sociedade, evitando que tal ato não seja denunciado. Nesse sentido, quando a violência é praticada pelos pais, acredita-se que foi por um motivo banal, que deve ser desconsiderado, mas quando a violência é contínua, (Sem vírgula) pode levar a criança a óbito, o que poderia ter sido impedido com a interferência da sociedade. Nesse contexto, em 2021, ocorreu o caso Henry Borel, em que o menino Henry era agredido constantemente pela mãe e padrasto, mas estes nunca foram denunciados pelos familiares, o que levou ao falecimento de Henry. Assim, evidencia-se a importância da sociedade em denunciar os casos de violência infantil, assegurando a vida das crianças. 

(Boa estratégia coesiva) Diante o exposto, torna-se urgente combater a violência doméstica contra as crianças. Para isso, é dever dos âmbitos familiar e escolar trabalharem juntos, criando campanhas de conscientização e propagadas que enfatizem a importância do não uso da agressão na educação dos jovens e que informe à sociedade a necessidade de denunciar os agressores. Essas medidas serão difundidas pelos meios de massa (Especifique-os), atingindo amplamente a sociedade e, (Sem vírgula) tendo a finalidade de erradicar tal violência, garantindo os direitos propostos pelo ECA. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos