A intolerável violência contra crianças

Tema: Violência doméstica contra as crianças

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/08/2022
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constituição federal de 1988, prevê em seu artigo 227 que é dever da família, da sociedade e do Estado a responsabilidade de salvaguardar os direitos fundamentais das crianças, jovens e adolescentes, porém tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a escalada da violência doméstica praticada contra as crianças. Diante de tal perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.. (Uso inadequado da pontuação. Formule a tese)

Em primeira análise, deve-se ressaltar a ineficácia do Estado no tocante a aplicabilidade das leis aos que praticam violência doméstica contra crianças e adolescentes, visto que geralmente são aplicadas em primeiro momento medidas protetivas de proibição ou afastamento do agressor ao lar do agredido, bem como medidas de distanciamento entre agressor e vítima, geralmente descumpridas. A política de desencarceramento adotada no país, com a criação de audiências de custódia, uso de tornozeleiras eletrônicas, pagamento de fianças e medidas protetivas ineficazes, levam a morosidade do sistema penal brasileiro na aplicação das medidas de prisão ou detenção, corroborando para que haja recorrência de agressões ou mortes da vítimas. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental ressaltar que a falta de articulação entre os entes federativos, no tocante a capacitação dos profissionais da segurança, educação, saúde entre outros envolvidos na problemática em questão, que somado à falta de campanhas de esclarecimento nos meios de comunicação à sociedade em geral contribuem para a subnotificação dos casos de agressão, dado que muitas das vezes o problema é identificado por professores, médicos e outros profissionais ou ainda por vizinhos ou familiares e não comunicados aos órgãos competentes, muitas das vezes por medo ou falta de conhecimento da atitude a ser tomada. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depreende-se portanto a necessidade de combater o crescente aumento do índice de violência contra crianças e adolescentes à a partir de mudanças na legislação penal brasileira, adotando medidas mais enérgicas aos agressores no primeiro momento do crime, bem como a implementação de políticas públicas de qualificação dos profissionais das diversas áreas, somados a campanhas educativas destinadas à sociedade, explicitando as atitudes a serem tomadas ao se depararem ou tomarem conhecimento da prática de tal crime.  (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos