Em Dezembro de 81…

Tema: Violência doméstica contra as crianças

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/08/2022
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

"A essência dos direitos humanos é o direito a ter direito." Essa frase da filósofa Hannah Arendt indica a importância dos direitos serem mantidos na sociedade. No entanto, no que concerne à questão do combate à violência doméstica contra as crianças, verifica-se uma lacuna na manutenção dos direitos humanos, o que configura um grave problema. Diante dessa perspectiva, percebe-se a consolidação de um grande empecilho em virtude da inexistência de mecanismos de amparo e da desresponsabilização do Estado. (Muito bem. Formulou a tese) 

Nesse cenário, primeiramente, semelha-se que a inexistência de mecanismos de amparo pelo agravamento dessa questão. Sob o esse viés, entende-se que quando não tem o devido acolhimento e atenção necessária dos órgãos responsáveis como Conselho Tutelar, agrava situação (Melhore a apresentação dessa discussão). Nesse contexto, percebe-se que a falta de auxílio aumenta a deficiência na questão do acolhimento a vítima, impossibilitando a criança de pedir ajuda, pois muitas das vezes a violência é gerada pelas pessoas que deveria proteger e no lugar que deveria sentir-se seguro. Assim, é preciso buscar formas de garantir o bem-estar e proteção de todos, como está no ECA (Vírgula) Estatuto da Criança e do Adolescente.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, ressalta-se também que a desresponsabilização do Estado é intensificada pela negligência governamental. Desse modo, o problema será maior, pois o Estado não trata o assunto com tamanha importância, visto que não se responsabiliza em intensificar o trabalho para que seja resolvido ou diminuir os casos, no  os quais qual muitas vezes as violências passam despercebidas gerando ainda mais conflito e nada é resolvido, vem sendo um embaraço (Melhore a construção dessa ideia). Deve-se olhar com atenção para encontrar uma saída.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, deve ser analisado estratégia e revisões das necessidades do sistema de defesa da criança para que as mesmas  tenham total proteção e assistência garantidos. O Estado e o Tribunal de Contas da União devem fornecer forneça capital para o governo estatal, com os órgãos responsáveis, possam estabelecer medidas como mais especialistas, palestras e eventos com o intuito de promover mais conhecimento das pessoas para com o assunto, também a criação de espaços 24 horas para o atendimento e acolhimento das crianças, tendo lugar para recorrer quando quiser e for preciso, criação de projetos que dê mais assistência, tendo aula de reforço escolar e possa ter a opção de diversão e estudo, não só na escola, que para muitos é refúgio, e, assim, atenuar a situação desse quadro incerto. (A proposta está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos