Agressão a criança e seu dano permanente

Tema: Violência doméstica contra as crianças

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/08/2022
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na novela “Chiquititas”, há um episódio no qual a inspetora do local obriga as crianças a ajoelharem no milho como forma de punição, sendo um quadro de violência de costume antigo para castigar. O alto número de agressão à criança mostra a normalização de “surras” para o “aprendizado”, no entanto, o que é considerado um feito para sinalizar a não aceitação de um mau comportamento, em alguns casos torna-se o registro de um homicídio. (Formule a tese)

Com a finalidade de correção de atos insatisfatórios, alguns familiares ou responsáveis legais acabam agredindo a criança pela qual se responsabilizam. Os motivos resultantes da ação podem ser diversos e acompanhar a chantagem emocional de ser “para o bem” na tentativa de diminuir a gravidade da agressão; ou mesmo por ser uma maneira de punir passada por geração. (Abordagem limitada. Reestruture)

(Melhore a estratégia coesiva) Assim, as consequências por esses atos deixam marcas tanto físicas quanto psicológicas no agredido; como dificuldades de socializar, de desenvolvimento e na educação, segundo os pesquisadores do artigo “Psychological Maltreatment” (Explore mais essa discussão). No entanto, com a frequência da violência doméstica ou a força cometida, pode levar a vítima a óbito.

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, para a diminuição de casos de violência infantil, as escolas devem entrar com projetos de conscientização sobre a gravidade das punições através de agressões, uma vez que acolha os alunos para se sentirem confortáveis em denunciar situações como essa, ajudando na identificação e consequentemente na diminuição desses casos. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos