ZZZZZZZZ

Tema: Violência doméstica contra as crianças

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/08/2022
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constitução federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Vê-se, no entanto, que esse direito não tem se reverberado na prática quando se obseva a violência existente contra crianças no ambiente doméstico. Diante disso, é imperioso analisar as causas de ordem estatal e social, as quais devem ser combatidas. (Muito bem. Formulou a tese)

A princípio, pode se ver que o desserviço do Estado contribui para a violência contra crianças no país. De acordo com o filósofo Maquiavel (Vírgula) o principal objetivo do governante é a manutenção do poder e não a promoção do bem comum da sociedade. Nesse prisma, vê-se que há uma negligência do governo, com insuficientes ações conscientizadoras (Dê exemplos) de ajuda à realidade das crianças, pelo fato de que políticas públicas nesse sentido não garantem um amplo efetivo de votos aos políticos. Isso porque a população, em grande parte, não vota, necessariamente, em governantes que pautem ações de benefício a esse grupo. Com isso prevalece a violência no lar contra as crianças, sem que seja combatida. (Explore a discussão com produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, observa-se que a ignorância da população com relação a violência sofrida pelas crianças contribui, ainda mais, para que ela perdure. A filósofa Hanna Arendt, em seu conceito de "Banalidade do mal", reflete sobre o processo de massificação da sociedade, o qual formou indivíduos incapazes de realizarem julgamentos morais, tornando-se alienados que ignoram problemas de outros grupos sociais. Nesse sentido, o conceito da pensadora pode ser relacionado à violência contra os menores, na medida em que, pela falta de debates e informações a cerca acerca da realidade dessas crianças raras medidas são tomadas para combater esse panorama. Dessa forma, há a banalidade do mal sofrida pelos pequenos. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se imprecindíveis medidas para combater a violência contra os infantis. É necessário que o governo, por meio de políticas públicas, crie campanhas de conscientização, visando instruir a população acerca da violência contra as crianças, mostrando os efeitos negativos que essa ação causa aos pequenos, prejudicando sua vida em sociedade, (Melhore a progressão de ideias) também regulamente leis que punam efetivamente os agressores, a fim de que as crianças possam gozar de seu direito garantido na Constituição. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos