[Sem título]

Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 27/07/2022
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, a ideia do casamento não possui a mesma força e importância que já possuiu, ele era considerado uma passagem fundamental da vida. A mudança da concepção do casamento deve-se a uma série de fatores (Dê exemplos). Nesse contexto, deve-se analisar as causas histórias que levaram a essa mudança buscando compreendê-las melhor.

Em primeiro plano, nota-se que o Brasil foi construído sobre um sistema patriarcal onde as mulheres eram subjugadas por homens. O casamento era visto como uma forma de estabelecer tanto conexões entre famílias, quanto conexões econômicas. As mulheres eram obrigadas a casar-se, nos dias de hoje, elas têm o poder de escolha. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, as mulheres também não tinham direito de trabalhar e buscar seu próprio sustento, tornando-as dependentes de seus maridos, que tinham o papel de provedor. Essa não é mais a realidade, mulheres e os homens possuem o mesmo direito de trabalho. Desse modo, muitas optam por investirem em suas carreiras antes de se unirem a alguém. (Reestruture as discussões)

(Melhore a estratégia coesiva) Com o exposto (Vírgula) é possível notar as mudanças que o papel do casamento sofreu ao longo dos anos. É de suma importância que o Estado e as escolas reconheçam essas transformações e promovam campanhas e ações para mostrar que apesar do casamento não ser tão essencial quanto antes, ele ainda é uma forma de conexão entre as pessoas. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos