Era do Gelo Romântica

Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 27/07/2022
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O livro pré-modernista "Triste fim de Policarpo Quaresma" (Vírgula) do escritor e jornalista Lima de Barreto, o Major Quaresma (Vírgula) admirador das riquezas oriundas do nosso país (Vírgula) acreditava que superando alguns desafios, o Brasil se tornaria uma nação desenvolvida. Na sociedade atual está acontecendo muitos divórcios, a paciência e o amor pelo próximo estão se esfriando (Evite esse tipo de construção), a falta de educação afetiva, uso descontrolado de redes sociais e descaso governamental são impulsionadores desse revés. 

Primeiramente, deve-se postular que a falta de educação afetiva, (Sem vírgula) faz com que as pessoas muitas vezes unam-se rapidamente, por medo de terminar sozinhas saem desesperadas a procurar de um amor, mas quando conhecem seu parceiro(a) verdadeiramente, veem que não é aquilo que sonhavam e se divorciam, (Melhore a progressão de ideias) o governo não tem projetos para que as pessoas construam relacionamentos saudáveis e fortes.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim temos uso descontrolado das redes sociais, que colaboram com essa problemática, as pessoas ficam vendo vidas de outros a todo momento e acham que é aquilo que querem, mas a verdade é, (Melhore a progressão de ideias) nas redes sociais as pessoas só mostram os melhores momentos, um casado ver a vida de solteiro de um amigo na internet e pronto, começa a sentir-se preso e resolve dar fim ao seu relacionamento com intuito de curtir baladas e festas, mas quando cai na realidade e vê que a vida perfeita é apenas ilusão, já é tarde, pois já terminou seu relacionamento e muitas vezes já não tem mais volta. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto para solucionar essa problemática o governo deve oferecer um programa psicológico gratuito para recém casados, com intuito de acompanhar o começo dessa união e dar conselhos para evitar qualquer coisa que possa se tornar um problema ainda maior, deve também oferecer nas escolas um projeto de ensino de educação afetiva e tecnológica para que as pessoas aprendam desde pequena como usar as redes sociais e como construir um relacionamento através delas. Dessa forma superando esses desafios o Brasil se tornaria uma nação desenvolvida como acreditava o Major Quaresma. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos