liquidez romântica

Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/07/2022
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na canção “Oceano” (Vírgula) do grande cantor e compositor brasileiro Djavan, o eu-lírico relata a combustão de sentimentos após a partida da sua amada citando que “amar é um deserto e seus temores”. Ele faz uma analogia, comparando o amar com o deserto, que de dia é quente e a noite é frio, escuro e vazio (Melhore a construção dessa ideia). Logo é evidenciada a liquidez romântica, haja vista que a instabilidade somada ao imediatismo estimula o descarte de relacionamentos reais na contemporaneidade. Neste contexto persiste um revés em virtude da fragilidade de relações interpessoais junto à idealização matrimonial. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, é necessário pontuar a linha tênue entre o imediatismo e a fragilidade das relações amorosas. No quadro surrealista “A persistência da memória” (Vírgula) do renomado pintor Salvador Dalí (Vírgula) é pautada a subjetividade do tempo, explorando a temporalidade inconsciente que se associa a velocidade dos acontecimentos cotidianos - imediatismo -. Nessa percepção fica claro como as relações estão desequilibradas e fragilizadas pela necessidade humana do sensível e fácil, tornando os casamentos em contratos líquidos e trêmulos. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, é preciso ressaltar a perpetuação cultural da perfeição matrimonial. Desde a infância as crianças são estimuladas por meio de desenhos, filmes e livros ao “felizes para sempre”, subconscientemente essas mesmas crianças crescem com a ilusão do perfeito estar a sua espera em um relacionamento. Além disso essa alienação continua nas produções cinematográficas onde a mocinha sempre encontra o amor ideal no fim criando uma imagem ilusória de espera platônica pelo grande amor (Melhore a progressão de ideias) assim citado na música “onde anda você” (Vírgula) de Vinicius de Moraes e Toquinho.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Cabe ao governo federal por meio do MEC - Ministério da Educação – desenvolva planos educacionais que promovam palestras e rodas de conversa em escolas e para o grande público sobre relações interpessoais e socioemocionais lecionadas por profissionais capacitados para que torne a população consciente da importância da solidificação e maturidade em relações conjugais, pensando em reverter o estado de liquidez romântica no país. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos