Divórcio

Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/07/2022
Nota tradicional: 560
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O divórcio nada mais é do que a quebra do vínculo com o cônjuge, ao qual estão ligados por meio da união chamada casamento. O instrumento jurídico pelo qual se põe um fim ao casamento (Problema na construção de sentido). (Melhore a contextualização do tema. Formule a tese) 

Segundo o (CNB/CF) Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal, houve um record mundial histórico no ano de 2021, cerda de 80.573 pessoas divorciadas no Brasil. O índice de divórcio vem aumentando a cada ano. Há uma banalização do casamento. Pessoas imaturas, egoístas, individualistas se casam sem ter o conhecimento verdadeiro do que é o casamento, seu significado, nem o porquê estão se casando. (Abordagem limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Para que o divórcio não ocorra, é necessário que ambos os cônjuges decidam serem um, priorizar sua união, saber o propósito do casamento, seu significado e acima de tudo saber qual o motivo que os levaram a esta união. Se sua união não vai bem e ambos os cônjuges não são felizes, o melhor é optar pelo divórcio. (Truncamento) Pois o importante é fazer o outro feliz, sem interesse próprio e sim recíprocos. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, portanto, para que o divórcio não aconteça é necessário entender o princípio fundamental do casamento: fazer o seu cônjuge feliz, este é o segredo de um casamento de sucesso. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos