[Sem título]

Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/07/2022
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nas obras do escritor e sociólogo Bauman (Vírgula) ele reforça sua teoria de “Tempos líquidos”, onde ele explica como as relações interpessoais se tonaram descartáveis e efêmeras. Tendo em vista suas obras (Vírgula) as teorias ditas pelo sociólogo explicam muito bem a realidade das relações atuais (Vírgula) principalmente com o envolvimento da tecnologia na vida das pessoas. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Primariamente é notório que na atual sociedade o uso da internet como forma de “conectar-se” com outras pessoas desenvolve uma relação puramente superficial e descartável. Segundo estudos da Associação Americana de Psicologia, ninguém é saudável sozinho, ou seja, a conexão social é amplamente considerada uma necessidade humana, crucial tanto para o bem-estar quanto para a sobrevivência. Mas vemos que atualmente não é bem assim, as pessoas não têm mais o mesmo esforço para conseguir viver com alguém de uma forma real, tentando superar as dificuldades, e sim optam pelo mais fácil, acabar com a relação. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Além do mais as tecnologias ofertam uma facilidade e rapidez na formação de conexões que também é proporcional a rapidez com que acabam. O Colégio Notarial do Brasil divulgou um levantamento que aponta que 2021 foi o ano com o maior número de divórcios do país desde o início da série histórica, em 2007. Com isso vemos a fragilidade das relações e como estão acabando rápido. Podemos fazer uma comparação com esse índice ao de séculos anteriores e vemos que no século XXI tem uma diferença enorme, nos relacionamentos antigamente as pessoas se esforçavam mais para ter uma relação douradora o que é difícil ver hoje. (Abordagem limitada. Explore com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Em face a essa realidade, é imprescindível que todos se conscientizem e analisem a forma com que lidam as pessoas que o cercam, dando um maior apreço. Abrir mão um pouco das tecnologias e viver mais o real da vida. As relações entre pessoas não são fáceis, mas um pouco de atenção e compreensão para o próximo pode ajudar. Além disso existe muitos grupos de apoio para casamentos em crises e muitos profissionais, como psicólogos, que podem ajudar se for o caso. Assim a modernidade liquida como diz o Bauman diminuirá cada vez mais. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos