A queda na busca por casamentos e as relações sociais.

Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/07/2022
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os casamentos há anos atrás era visto como algo se grande importância para a sociedade, como uma prova de amor, uma oficialização da relação e também como algo relevante economicamente. Porém, nos anos atuais, essa prática vem sendo questionada e diversos fatores levam as pessoas a descartaram o casamento. (Formule a tese)

Em primeira instância, destacamos que o avanço da tecnologia tem como uma das suas consequências o esfriamento das relações, o que diminui a interação social entre os indivíduos. Desse modo, as pessoas acabam por não se esforçar para manter suas relações amorosas e descartam com facilidade outras pessoas, tendo em vista que sempre há a possibilidade de conhecer outras pessoas por meio dos ambientes virtuais. (Abordagem limitada) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, muitos casais não sentem a necessidade de oficializar judicialmente suas relações amorosas, essa decisão é motivada pelo sentimento de que não há necessidade de casar para poder formar suas famílias e morar juntos, já que essas atitudes já se definem como comportamento de pessoas casadas (Reestruture essa ideia). Sendo assim, o casamento perde sua importância para os casais, causando como consequência a queda nos números de pessoas que optam por se casar. (Reestruture)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante desses fatos, fica evidente que os casamentos ao longo dos anos não manteve sua relevância. Por conseguinte, para os casamentos recuperarem a sua devida importância, devemos ressaltar a importância dos casamentos do ponto de vista judicial e econômico, além do fato de que os governos internacionais devem trabalhar o mais rápido possível para a legalização de casamentos homoafetivos, quebrando o preconceito e aumentando a procura por casamentos. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos