O Terrível Fracasso dos Casamentos do Século XXI

Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/07/2022
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

"Prometo estar contigo (...), por todos os dias da nossa vida até que a morte nos separe". Esta famosa frase, repetida em casamentos no mundo todo, contém uma grande promessa que no século XXI, em específico, não vem sendo cumprida visto que tem se tornado comum o descarte dos laços matrimoniais. O avanço tecnológico, bem como a superficialidade nas mídias sociais podem explicar tudo isso.  (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeiro plano (Vírgula) é preciso atentar para o grande disparate da tecnologia no século XXI. Ele de fato "tornou o mundo menor": pessoas em países diferentes podem conversar tendo apenas um dispositivo eletrônico e internet. Essa inovação permite sair de situações desagradáveis com apenas um clique, e ocasiona a criação de novas personalidades em prol de "momentos agradáveis". Tudo isso cria ligações fracas e pautadas nas ocasiões convenientes que podem ser rapidamente abandonadas à beira de alguma dificuldade.(Reestruture)

(Melhore a estratégia coesiva) Também é relevante analisar a omissão nas redes sociais. Nelas, as pessoas mostram apenas seus bons momentos e suas qualidades, excluindo seus defeitos, atraindo amores superficiais e casamentos onde ambos os parceiros não estão preparados para lidar com os recém-descobertos defeitos um do outro, resultando na terrível descartibilidade dos casamentos no século XXI. (Abordagem limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Para solucionar este problema, é preciso que a sociedade, em especial os jovens, criem relacionamentos fortes e reais, evitando relacionamentos à distância, aprendendo a lidar com os defeitos alheios, não dando muito crédito à "perfeição" das redes sociais e tendo um auxílio de um terapeuta, se possível. Dessa forma a população voltará a criar relacionamentos concretos que durem "até que a morte os separe". ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos