[Sem título]

Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 18/07/2022
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na música de Gusttavo Lima " Termina Comigo Antes " apresenta o seguinte fragmento "Se resolver trocar o amor por um instante" que é o que maioria da população procura, uma pessoa para satisfazer seus desejos momentâneos e depois terem  serem trocadas sem se preocupar com os sentimentos delas sendo um motivo para os casamentos serem descartáveis no século XXI. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture e formule a tese)

Com isso temos o conceito de amor líquido sendo denominado por sociólogos, com as transformações tecnológicas da última década a sociedade vem se relacionando mais por meios eletrônicos do que presencialmente,o que torna muito mais fácil de se relacionar com outros indivíduos, assim se o parceiro ou parceira não lhe agrada é mais fácil arrumar outro ou outra. (Evite um parágrafo frasal. Abordagem limitada) 

(Melhore a estratégia coesiva) Em virtude deste fato tivemos uma pesquisa (Especifique-a) registrando um aumento de 8,3% nas separações e uma diminuição de 2,3% nos casórios entre 2016 e 2017. Ou seja temos cada vez menos casamentos e mais divórcios nos últimos anos. (Argumentação limitada) 

(Melhore a estratégia coesiva) Com o intuito de resolver este problema ,a mídia (Vírgula) instrumento de ampla abrangência,deve conscientizar as pessoas a terem o diálogo com seus companheiros de relacionamentos quando houver um obstáculo na relação,com artistas casados dando seus conselhos em redes sociais e na televisão aberta,sendo assim uma forma de incentivar as pessoas a consertarem seus romances. Assim teremos casamentos mais saudáveis e menos descartáveis. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos