08/12/20

Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 16/07/2022
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na antiguidade a consumação de um matrimônio é visto como um objeto para manter uma reputação social, que seria afetada caso uma separação acontece acontecesse. Na atualidade,com crescimento de diversos movimentos sociais,a duração dos casamentos tem sido atingida. (Truncamento) Como o feminismo e projetos de casamento gay, além do avanço na tecnologia, fazendo com que os relacionamentos se tornassem descartáveis.

Em primeiro plano, com o empoderamento feminino,as mulheres têm se tornado cada vez mais independentes, fazendo com que ter um relacionamento não seja mais sua prioridade. (Truncamento) Assim como o crescimento no número de casamentos homoafetivos. O que diverge do início do período contemporâneo em que para te participação na sociedade era preciso manter uma reputação. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado,temos os chamados "web namoro", que conste  consiste em relacionamentos a distância mantidos pela internet. Com os aplicativos de "paquera",esse tipo de relação tem se tornado cada vez mais popular o que significa instabilidade na durabilidade da relação. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Com isso, é notório que o casamento tem se tornado algo sem importância na vida das pessoas, portanto medidas são necessárias, como a divulgação de informações sobre o assunto, através da mídia com o auxílio do governo, além de palestras em escolas para estimular o diálogo sobre o tema, fazendo com que a população enxerguem o matrimônio de uma outra forma. ​​​​​​​(Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos