casamento e suas respossabilidades

Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/07/2022
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No que concerne aos casamentos da atual sociedade, as relações amorosas dentro de um matrimônio têm sido cada vez mais distante amorosamente. Dentre outros fatores, destaca-se o excesso uso de redes sociais e a superficialidade das uniões estáveis. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Certamente, o excesso uso das redes sociais (Melhore a construção dessa ideia) contribuem para o afastamento do cônjuges, de modo que um não tem tempo para o outro, uma vez que, (Sem vírgula) se ocupam com futilidades na internet, conversando com o outras pessoas ou dando likes nas publicações, negligenciando seu parceiro e consequentemente ocasionando no divorcio. (Abordagem limitada. Evite um parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Paralelamente a isso, tem-se a questão da superficialidade dos casamentos. No século XXI tem muito se falado no relacionamento aberto -e por muitos vividos-, sua definição é bem simples: um casal que tem o consentimento um do outro para se relacionarem com terceiros. Com isso, os casamentos não têm durado muito pela falta de compromisso. (Abordagem limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, percebe-se que os casamentos têm se tornado cada mais descartáveis. São necessárias políticas públicas para promoverem palestras com a finalidade de conscientizar as responsabilidade de um casamento. (Apresente todos os elementos da proposta de intervençáo)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos