[Sem título]

Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/07/2022
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É um fato que, em épocas anteriores, o casamento e o amor puro e duradouro eram desejados e louvados por uma grande parcela das pessoas. Pode-se tomar como exemplo o casal de protagonistas da obra “A Viuvinha”, de José de Alencar. Carolina e Jorge, apesar de passarem por turbulências, continuam sempre com o mesmo amor puro um pelo outro. Na época da tecnologia, não vemos muitas relações assim. (Formule a tese)

Muitos casamentos se tornaram descartáveis, pincipalmente, pela tecnologia. A maioria dos casais estão ficando imersos em um mundo fantasioso imposto pela internet, onde acabam esquecendo de cuidar de seus parceiros e de sua relação. Percebe-se uma falta de conexão afetiva entre alguns casais, onde eles acabam desgastando a relação e levando, possivelmente, a um divórcio. (Explore mais a ideia apresentada)

(Melhore a estratégia coesiva) Os casais com esse problema devem levar mais empatia para a relação, deixar de lado a tecnologia para que a relação possa melhorar e, assim, garantindo o bem-estar do casal. (Evite um parágrafo frasal. Abordagem limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Vistos os fatos citados, os casamentos se tornam descartáveis no século XXI em razão da tecnologia, que acabou se tornando um problema para alguns casais. Por um lado a tecnologia trouxe muitos benefícios, mas, por outro, trouxe mais problemas. (Apresente todos os elementos da propsota de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos