Amor Moderno

Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/07/2022
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em primeira análise, (Evite esse tipo de construção no parágrafo de introdução) deve-se ressaltar que o avanço tecnológico e a acessibilidade a computadores, smartphones e principalmente à internet, (Sem vírgula) são fatores preponderantes à mudança de hábito de grande parcela da sociedade atualmente. A coexistência da vida real, atrelada à virtual tem levado as pessoas a adotarem o hábito de resolver as demandas pessoais, como: pagar contas, realiza compras, e até se relacionar por meio das redes sociais. A facilidade em moldar as características físicas, emocionais e sociais são grandes atrativos para muitos que buscam o amor virtual. (Reestruture as discussões iniciais)

(Melhore a estratégia coesiva) Ademais, é fundamental ressaltar que a relação interpessoal por meio da internet tem levado as pessoas, principalmente os jovens, a perderem a empatia, visto a facilidade de encontrar outro relacionamento, deixando de lado o sentimento duradouro existente no passado. Ao terminar uma relação, geralmente os jovens não levam em consideração o quanto possa ser danoso emocionante para o outro, demonstrando que os relacionamentos modernos são marcados pela falta de compromisso e amor real. (Abordagem limitada do tema)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se (Vírgula) portanto, que a mudança de comportamento social é inevitável, visto o crescente avanço tecnológico e das redes sociais cada vez mais acessíveis à população. Porém é necessário que os indivíduos que se aventuram nesses relacionamentos se cerquem de cuidados para dirimir, ou pelo menos reduzir os riscos ou decepções que possam surgir. ​​​​​​​(Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos