[Sem título]

Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/07/2022
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No início do filme "Up: Altas Aventuras", da Disney, é mostrado um casal de protagonistas que vive o casamento até a velhice, o que é interrompido apenas após a morte de um dos cônjuges. Fora da ficção, o longo relacionamento apresentado no filme é substituído pelos casamentos descartáveis do século XXI, o que mostra uma instabilidade nas relações sociais da atualidade. Dessa forma, a problemática é entendida como uma reflexão da tendência moderna de viver ciclos não duradouros e de uma maior liberdade para se divorciar no século atual. (Muito bem. Formulou a tese)

Primeiramente há o comportamento social de não viver relacionamentos longínquos. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, hoje tem-se uma modernidade líquida, em que nada é feito para durar. Essa estrutura é reforçada na sociedade contemporânea através dos casamentos descartáveis do século XXI, que são descartáveis justamente por não serem feitos para durar, já que se vive uma modernidade líquida, o curto prazo de tudo se mostra também nos matrimônios (Apresente essa discussão com mais clareza). Com essa ótica, é possível afirmar que a não durabilidade dos ciclos é uma característica que mostra uma massiva instabilidade nas relações atuais, e consequentemente o descarte do matrimônio, tornando-o fútil.

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, existe uma maior liberdade para pedir o divórcio, típica dos tempos atuais. Antigamente não havia explicitamente liberdade de divórcio, como no casamento de Dom Pedro I e Leopoldina, a qual sofria adultério e não tinha a separação como opção devido à estrutura social da época. Em contrariedade a esse fato, se antes a separação era uma realidade distante, no século XXI se divorciar é uma opção extremamente possível para casamentos que não dão certo.Assim sendo, ser livre para se separar é uma forma de descartar casamentos, já que qualquer um que esteja insatisfeito com o matrimônio não precisa mais seguir com ele até o fim da vida, podendo simplesmente escolher o desvincular. (Melhore a apresentação do argumento)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Com base nisso, se pode concluir que diferente do casal de "Up: Altas Aventuras", o casamento tende a ser descartável no século XXI. Visando atenuar a maneira como os matrimônios são pouco duráveis, cabe à sociedade não se submeter à modernidade líquida em que vive, o que pode ser feito com uma análise reflexiva antes de entrar em um relacionamento, pensando em qual a tendência dessa relação, se a pretensão for durar deve se prosseguir, caso contrário não se deve prosseguir com algo descartável. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos