[Sem título]

Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/07/2022
Nota tradicional: 480
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em sua obra “Amores Líquidos", Zygmunt Bauman diz que a nossa sociedade é líquida, principalmente quando se trata de relações interpessoais. Segundo o sociólogo, o termo “relações líquidas” seriam aquelas em que não há construção de identidade de um casal, todavia há um individualismo, ou seja, experiências pessoais de cada um. O amor líquido é aquele em que não há preocupação em consertar as coisas que se deterioram, uma vez que o foco principal é acompanhar as recorrentes mudanças na sociedade. (Reestruture e formule a tese)

Segundo a psicóloga especialista pela USP em Terapia Cognitivo Comportamental e pós-graduanda em Neurociência pela PUC, Thainara F. Brotto, “Hoje, costuma-se selecionar as pessoas pela sua estética, mesmo que ela seja virtual, ou melhor, pela capa.”, sendo assim, a “buscar pelo amor” está focada muito mais na estética do que na personalidade das pessoas. Tem mantido-se tantas relações virtuais que, ao deparar-se com o mundo real e essas pessoas nele, costuma-se sentir ansiedade, muitas vezes, até fingindo não as ver para não ter que cumprimentá-las. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, quando há algum desentendimento com alguém, há o hábito de bloqueá-lo virtualmente, como um tipo de morte digital, ao invés de tentar conversar com ele em busca de um entendimento, tais atitudes são corriqueiras em relações amorosas também. Recentemente, uma reportagem do programa global, Fantástico, explicou o significado do termo “ghosting”, que traduzido do inglês para o português equivale a expressão “dar um perdido”, isto é, sumir. Na reportagem, é apresentado um caso em que o, até então, namorado não soube falar sobre um possível término e simplesmente sumiu, bloqueando a sua namorada sem dar mais explicações. Além disso, uma pesquisa feita por um aplicativo de relacionamento mostrou que quase 80% dos usuários que tinham entre 18 e 33 anos tinham sido alvos de ghosting. Em geral, homens e mulheres dão ou levam ghosting, entretanto, as mulheres costumam ser as mais afetadas emocionalmente. (Abordagem tangencial)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é impreterível que atitudes sejam tomadas para impedir a persistência dessa realidade em nossa sociedade. Assim sendo, psicólogos e sociólogos, (Sem vírgula) devem agir conjuntamente para a promoção de palestras e divulgações por meios digitais, tanto redes sociais quanto pela televisão, além de meios artísticos, como música ou documentários que abordem o tema. Com isso, a sociedade poderá, enfim, sair da liquidez que Bauman tratou no início do século e encaminhar-se para uma solidez nas relações interpessoais. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Competência 3 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 480 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos