ANDRE GONÇALVES...

Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/07/2022
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série “Filhas de Eva” (Vírgula) a personagem Stella se separa de seu marido após 50 anos casada e decide ir atrás de sua felicidade, na vida real muitas mulheres fazem o mesmo que ela fez depois de enfrentarem relacionamentos abusivos. Sob esse viés, os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI porque além de relações abusivas as mulheres também têm outros motivos para se divorciarem de seus esposos. Sob essa perspectiva de divórcio, as causas para os relacionamentos entre os cônjuges serem descartáveis são: avanço da globalização e empoderamento feminino. (Muito bem. Formulou a tese)

Primeiramente, a ampliação da aldeia global é um dos fatores que ocasiona a criação de casamentos que não duram muito tempo. De acordo com o filósofo Zygmunt Bauman (Vírgula) a humanidade está passando por um processo de “modernidade líquida” que faz com que as coisas e os relacionamentos sérios se tornem cada vez mais temporários, essa temporalidade das uniões dos casais pode ser comprovada devido à globalização, uma vez que com ela surgiram os aplicativos de relacionamento, essas aplicações fazem com que as pessoas preferiram  prefiram uma relação sem compromisso a uma séria. A consequência do aumento do uso desses aplicativos é a diminuição em massa do número de casados. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o empoderamento feminino também corrobora com a descartabilidade das uniões entre indivíduos que se casam no século XXI. Porém, esse ganho de poder por parte da população feminina começa a ganhar força a partir das décadas de 1950 e de 1960, nesse momento o movimento social feminista inicia protestos e lutas pelos direitos das mulheres, com isso elas começaram a se levantar contra injustiças como os relacionamentos tóxicos que eram submetidos a essas pessoas do sexo feminino (Melhore a construção dessa ideia). Consequentemente, elas vão se tornando mais independentes a ponto de não serem obrigadas a aceitar violações de seus direitos.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe aos professores de Ciências Humanas(História, Filosofia, Sociologia e Geografia) organizarem palestras para a conscientização sobre os impactos da globalização—um deles é o aumento da utilização dos aplicativos de relacionamento— e realçar a importância do empoderamento causado pelo movimento feminista. (Truncamento) Por meio das escolas—públicas e privadas— que essa ação ocorrerá a fim de que as consequências da aldeia global sejam reduzidas—entre elas uma merece destaque, o aumento de solteiros— e além disso as garotas vão se empoderar mais ainda, do mesmo jeito que a personagem Stella se empoderou. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos