A Utopia e Objetificação do Ser Humano

Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/07/2022
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No livro "Sejamos Todos Feministas", a autora Chimamanda Ngozi Adichie, diz que o casamento pode ser bom, cheio de felicidade, amor e apoio mútuo, já que é uma união entre duas pessoas que pretendem constituir uma família e compartilhar momentos juntos. Durante a pandemia (2020 -2022) muitos casais se divorciaram, inspirando pessoas solteiras a encontrarem alguém somente para saciar a carência, alguém que fosse perfeito de acordo com os estereótipos das mídias sociais, assim, descartando a possibilidade de um futuro matrimônio. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

O século XXI é conhecido pelos sociólogos por ter uma geração que vive o amor líquido, que flui e vai embora como a água. A comunidade atual vive intensamente no presente sem planos duradouros, se relacionam com pessoas que acabaram de conhecer na internet apenas para suprir seus desejos pessoais. A necessidade de ter um companheiro apenas pelo prazer de ter é compulsiva e sem nenhum plano futuro de mudar isso (Reelabore essa discussão), consequentemente, a ideia de um casório está longe de ser cogitada. 

(Melhore a estratégia coesiva) Atualmente, em aplicativos de namoro, existem muitos perfis que são perfeitos para atrair a atenção do público, já que é um personagem que está sendo mostrado. O mesmo acontece com casais que compartilham somente pontos negativos sobe o relacionamento, influenciando usuários a desconsiderar o plano de um relacionamento a longo prazo. Muitos vão em busca da pessoa perfeita, mas se esquecem do mundo real e de que o ser humano está em constante evolução e não é perfeito. (Evite esse tipo de construção)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, existem entraves que precisam ser solucionados para a próxima geração, com a ajuda de psicólogos para desprender-se da utopia e da denominação de pessoas como objetos para suprir as vontades, através de campanhas que conscientizem e levem conhecimento para a população brasileira. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos