[Sem título]

Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/07/2022
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na Idade Média, o casamento era sinônimo de aliança entre as famílias dos cônjuges. Ademais, na maioria das vezes, um matrimônio contra o desejo de ambos e que não objetivava a felicidade entre eles. Entretanto, no século XXI, a cerimônia não é tão expressiva como antigamente, em virtude do enfraquecimento das convenções sociais e do apego das pessoas em permanecerem solteiras. (Melhore a contextualização do tema)

Primeiramente, nos séculos passados, não era comum a contradição ao ato de se casar, imposto pela sociedade. Todavia, mudanças na esfera social ao decorrer dos anos, como os direitos de gênero, que permitiu uma maior autonomia feminina, evidenciou o declínio dessa padronização. Por analogia, como apresentado no filme “O Sorriso de Mona Lisa”,-que mostra um novo paradigma causado por uma nova professora, Katherine, às alunas, que sonhavam, somente, em serem esposas e donas de casa-, é perceptível o descarte do casamento e a ruptura das convenções sociais da antiguidade. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, muitas pessoas não veem o casório como tradição ou imposição, e sim como privação da liberdade ou no adiamento da carreira profissional. Sob o mesmo ponto de vista, na série “Anne With An E”, presente na Netflix, Anne, mesmo desejando o amor, decide não querer ficar presa em um casamento que limite os seus talentos (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, esses indivíduos preferem se apegar a uma vida de solteiro, que não exijirá a restrição de seus objetivos ou ambições.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, é evidente o descarte do casamento no século XXI. Além disso, cabe à sociedade, (Sem vírgula) atenuar as convenções sociais, que implicam na padronização de uma nação, por meio do respeito às opiniões e decisões dos indivíduos que optarem em não se casar. Sendo assim, garantir a manutenção da liberdade, que é um direito de todos, no corpo social de um país. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos