Raíssa

Tema: Por que os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/07/2022
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a fragilidade nas relações sociais, econômicas e de produção é característica da modernidade líquida vivida no século XXI. Nessa perspectiva nota-se, (Sem vírgula) que os vínculos humanos ficaram extremamente abalados com o da modernidade líquida. (Truncamento) Uma vez que os relacionamentos são tratados com mais superficialidade, permitindo um desligamento a qualquer momento. Assim, mostra-se relevante pensar porque os casamentos se tornaram descartáveis no século XXI, uma vez que as redes sociais e a superação da falsa paz existente nos casamentos dos séculos passados, (Sem vírgula) configuram as maiores problemáticas desse pernicioso cenário. (Muito bem. Formulou a tese)

De início é notório destacar a obra cinematográfica " Homens, Mulheres e Filhos", que retrata a influência do mundo virtual na banalização da família. Isso porque as redes sociais e a internet serviram de instrumento para a intensificação do amor eventual. Prova disso, (Sem vírgula) é que as pessoas não procuram uma companhia afetiva e amorosa como nos séculos passados, mas sim buscam uma "conexão", que resulte unicamente no prazer do indivíduo (Reestruture essa discussão). Atualmente há uma busca por prazer a qualquer custo, mesmo que utilizando pessoas como objetos. Aliás, na Idade Contemporânea , o sujeito torna-se objeto.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar que é indiscutível que a paz construída nos casamentos antigos era, muitas vezes, falsa. Tendo isso em mente, pode-se citar o trecho da música "Minha Alma'' (Virgula) da banda O Rappa: “Paz sem voz, não é paz, é medo!”. À vista disso, é notório que nos casamentos de antigamente, (Sem vírgula) as mulheres não tinham voz e eram obrigadas a continuarem casadas mesmo se fossem maltratadas, dado que se separassem-se seriam vistas como mulheres sem honra e sem valor, o que fazia com que os casamentos fossem duradouros e estabelecidos em cima de uma falsa paz que, como consta na música, era medo (Reestruture essa discussão). Porém, essa situação, felizmente, foi superada e as esposas desse século não têm mais esse medo, podendo divorciar-se com mais facilidade, se desejarem, o que torna os casamentos descartáveis.

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Com o objetivo de minimizar o tema, é necessário que as famílias ensinem aos mais novos a importância das relações verdadeiras, por meio de conversas que devem acontecer diariamente em todas as casas. Tudo isso para que os casamentos voltem a ser duradouros. (Formule a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos