[Sem título]

Tema: PEC 206: um retrocesso na educação?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/06/2022
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No livro "Harry Potter", de J.K. Rowling, a autora retrata as dificuldades enfrentadas por alguns alunos para ingressar em Hogwarts, uma escola de bruxos, em virtude do seu poder aquisitivo. De maneira análoga a realidade apresentada na obra, no cenário contemporâneo os estudantes deparam-se com os altos custos das universidades, e os vestibulares, como o Enem (Desenvolva a sigla), são alternativas para as pessoas de baixa renda retomarem sua caminhada, todavia, estão sendo inviabilizados por emendas constitucionais, a exemplo da PEC (Desenvolva a sigla) 206. Logo, é crucial uma análise em prol do reconhecimento dos direitos dos indivíduos e atenuar o que representa um grande retrocesso na educação.

Em primeiro lugar, faz-se importante destacar que a incúria governamental corrobora com o problema. Acerca disso, a Constituição federal de 1988 assegura o pleno direito à educação, sem distinção de qualquer natureza. Entretanto, os atuais projetos legislativos representam um entrave para a concretização do que é afirmado na Carta Magna, haja vista que substancial parcela da população brasileira carece de recursos monetários suficientes para arcar com os custos das faculdades, de modo a reduzir os índices de capacitação profissional (Explore essa discussão com mais produtividade). Dessa forma, é incoerente que o Estado aprove essa emenda a qual protagonizará como um dos propulsores da desigualdade social.

(Boa estratégia coesiva) Em segunda instância, é válido ressaltar que a desinformação corrobora com o revés. Apesar dos ilustres alcances midiáticos, sobretudo no âmbito digital, os conteúdos propagados são irrelevantes para a formação do cidadão, o que dificulta a atuação dos indivíduos na vida pública, bem como a luta por seus direitos. Para Aristóteles, célebre filósofo grego, a política é um dever individual e a felicidade é um resultado coletivo. Em suma, enquanto a importância de manter-se informado não for reconhecida, os desafios atrelados à garantia dos direitos fundamentais, tais como a educação e uma vida digna, continuarão em vigor. (Explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante dos fatos abordados, é necessário tomar medidas para evitar um regresso educacional. Para tanto, o governo federal deve intervir o quanto antes na anulação da PEC 206 em território nacional mediante a prerrogativa assegurada ao judiciário de decretar a inconstitucionalidade da lei, com o fito de preservar o acesso à rede de ensino gratuita nas universidades. Além disso, é preciso ampliar os canais informacionais governamentais, para que os indivíduos fiquem cientes das decisões políticas. Espera-se, com tais medidas, que a sociedade hodierna distancie-se da realidade apresentada em Harry Potter.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos