PEC 206 - Cobrança de Mensalidade (JOB)

Tema: PEC 206: um retrocesso na educação?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/06/2022
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Levando em conta o artigo 206 (Vírgula) em seu inciso IV (Vírgula) da Constituição federal de 1988, é garantido a "gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais", com o intuito de permitir o acesso ao ensino superior a quem não pode pagar por ele. (Evite um parágrafo frasal)

A priori, a Constituição foi criada para determinar os direitos e deveres de políticos e cidadãos e, (Sem vírgula) as Propostas de Emenda Constitucional (PECs) existem para manter a Constituição atualizada de acordo com assuntos relevantes à nação. Todavia uma abordagem ganhou destaque em maio deste ano, seria ela a alteração dos artigos 206 e 207, que tratam da gratuidade do ensino público em todos os níveis. Este tema já foi discutido em 2018, entretanto nada foi feito. A proposta seria a tal: A PEC 206 institui a cobrança de mensalidade nas universidades públicas do país. (Abordagem limitada do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) O responsável pela autoria, Peternelli crê que a iniciativa diminuiria a desigualdade, visto que o pagamento seria efetuado apenas por que tem condições de pagar. "Numa universidade pública, quem pode, paga. E quem não pode, não paga." - argumenta. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Em síntese, essa proposta deveria igualar as oportunidades de ter-se um ensino superior, contudo a Comissão de Constituição e Justiça, ao invés de aprovar esta Emenda Constitucional, pode propor às instituições de ensino superior públicas a efetuação de um sistema de cotas, em que a maioria das vagas fosse destinada àquelas pessoas que estudaram em colégio público. ​​​​​​​(Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos