[Sem título]

Tema: PEC 206: um retrocesso na educação?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/06/2022
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constituição federal de 1988 postula a importância do Estado para a garantia dos direitos civis, sobretudo no que se refere à educação. Entretanto, hodiernamente, há uma divergência entre direito e garantia, já que um projeto de emenda, intitulado PEC 206 (Desenvolva a sigla),a qual pretende cobrar mensalidade das universidades públicas, o que denota ser um grande retrocesso educacional. Nesse sentido, no que tange ao desenvolvimento humano, faz-se necessário discutir essa temática, visto que uma parcela majoritária da sociedade será afetada com esta decisão. 

Diante desse cenário,cabe pontuar que em meio a crise que assolou o mundo após 2008, o então presidente americano Barack Obama afirmou: "vamos sair da crise, temos as melhores universidades". Sob este viés,é de conhecimento geral que as instituições de ensino superior não só formam jovens aptos para o mercado de trabalho, mas busca capacitá-los para uma sociedade em transformação. De modo que cercear o ingresso na busca pelo diploma, coloca em prova a legalidade do artigo 6º da lei maior do país, no qual traz a educação como fundamento. Lê-se,pois,como inadmissível essa conjuntura,reverberada no documentário "Nunca me sonharam", o qual expõe a falta de perspectiva dos indivíduos das camadas mais baixas da sociedade em relação ao ensino. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso,de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento(PNUD),o Brasil é o 7º país mais desigual do mundo.É indubitável que a falta de conhecimento do tecido social vigente reflete diretamente no desenvolvimento da nação. Dessa forma, a cobrança de mensalidades nas universidades poderá potencializar indivíduos ignorantes, ao qual os quais não têm acesso à educação,a exemplo, (Sem vírgula) do personagem Fabiano (Vírgula) de Vidas Secas, do escritor Graciliano Ramos (Melhore a construção dessa ideia). Indiscutivelmente, sem acesso a instrução de qualidade, a população não progride, e ficará sempreà margem da sociedade.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Constata-se,portante portanto,que medidas sejam tomadas para combater essa problemática. Diante disso, o governo no âmbito do Ministério da Educação,órgão responsável pela estrutura educacional do país, deve promover melhorias e ampliação do ensino público gratuito nas universidades, por meio do repasse de verbas para as instituições, com o incentivo dos "royalties" do pré-sal,de modo que haja o fomento às pesquisas e ao crescimento intelectual da população.Espera-se,com isso, fazer valer o direito assegurado na carta magna, para que possamos ressoar tal como fez Obama. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos