Caíque Silva Oliveira dos Santos EGA

Tema: PEC 206: um retrocesso na educação?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2022
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com o portal de notícias G1, a PEC 206 (Desenvolva a sigla) estabelece que as universidades públicas passem a cobrar a cobrar a mensalidade, mas a gratuidade continuará para os alunos o qual os quais provarem provar que não tiverem  têm recursos suficientes. Discutir se Discute-se com frequência a respeito da pec PEC 206: independência financeira ou retrocesso na educação. Isso ocorre devido à negligência estatal e, também (Vírgula) pela lenta mudança de mentalidade social. (Melhore a contextualização do tema)

A entrada de um estudante em uma instituição de ensino público se dar  dá através do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM); (Ponto final) O projeto ignora a ampliação de cotas sociais e raciais para o ensino superior ignorando a discussão de políticas públicas a fim de viabilizar a matrícula e permanência de alunos provenientes das classes sociais mais vulneráveis (Vírgula) buscando criar embaraços para o regular funcionamento das instituições de ensino públicas como, justamente, órgãos públicos (Reestruture essa discussão). A Constituição federal prevê (Vírgula) no seu artigo 6 , o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro.

(Melhore a estratégia coesiva) Deve-se ressaltar que a falta de acesso ao ensino superior ampliar a desigualdade nessas modalidades de ensino, (Justaposição) segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social", já que o Estado não compri cumpri com o a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação pública. É fundamental apontar a falta da universalização do direito social à educação como impulsionador da privatização do ensino superior no Brasil. à A educação superior deve ser universalizada, independentemente de quem possa pagá-la ou não(Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a necessidade de se combater a cobrança de mensalidade nas universidades públicas. Para isso o governo federal deve fomentar a criação de fundos patrimoniais privados para gerir doações de pessoas físicas e jurídicas. Isso deve ser feito por intermédio de captação de recursos para destinação ao ensino público para viabilizar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, com a finalidade de democratizar o acesso às universidades e garantir políticas de permanência. Assim, se consolidará uma sociedade mais igualitária, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma o filosofo John Locke. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos