PEC 206, uma discussão social

Tema: PEC 206: um retrocesso na educação?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 16/06/2022
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A universidade pública denota cidadania por construir uma sociedade integrada, formadora de opinião e por permitir, acima de tudo, democratização de acesso da população. Dessa forma, discutir a respeito do pagamento de mensalidade nas instituições públicas do Brasil é perpetuar um retrocesso na educação, não só por denegrir a historicidade do ensino superior gratuito desde as primeiras universidades fundadas, mas pela elitização cada vez maior da educação. Então, a problematização dessa temática encontra resposta no aumento da desigualdade social e, também, na ausência participativa da população como representação cidadã dessa discussão. (Muito bem. Formulou a tese)

Nesse contexto, infere-se dimensionar, inicialmente, como a dita PEC 206 (Desenvolva a sigla) pode impactar de forma alarmante a sociedade. Sendo assim, se for perpetrado que universidades públicas cobrem mensalidade daqueles que podem pagar, o ambiente educacional se tornará cada vez mais elitista, realidade já existente, pois o maior número de evasão é oriundo de cidadão pobres e pretos, diz o relatório de pesquisa anual da Fundação Getúlio Vargas em 2020 (Explore essa discussão com mais produtividade). Logo, esse problema pode ampliar a desigualdade social, porque além de continuar a evasão por parte dos indivíduos menos favorecidos, deve criar uma ideia de não pertencimento ao local, ou seja, as pessoas hipossuficientes financeiramente não se identificam com o lugar, e terminam por abandonar.

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, toda discussão precisa da participação direta da população, porque equaciona sentido democrático e a efetivação da cidadania. Tal parâmetro é diminuído quando PECs de ordens socioeducacionais não consultam primordialmente a sociedade de forma igualitária (Melhore a apresentação dessa discussão). Ademais, quando não há uma participação igualitária para discutir debates importantes sobre o futuro das universidades públicas brasileiras, quem mais perde ou, melhor, o que mais perde é a educação, entendimento básico pelo qual a civilização deveria saber que toda ordem necessita da conjuntura social da humanidade e todos interrelacionados positivamente.

(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, a PEC 206 é um retrocesso cultural por ir contra ideais democráticos e toda a história formadora das universidades públicas do país. Assim, é preciso da força democrática da população para barrar essa proposta, seja por intermédio de manifestações contundentes e grandiosas, seja por criar assinaturas eletrônicas para que todos possam participar dessa negativa e, consequentemente, levar esses posicionamentos às ordens superiores. Portanto, ensino gratuito é permanente e possui caráter universal. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos