Educar com ação

Tema: PEC 206: um retrocesso na educação?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/06/2022
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A proposta da PEC (Desenvolva a sigla) do General Paternelli que ironicamente assumiu a responsabilidade de auxiliar educação é um retrocesso claro e absurdo (Problema na construção de sentido). Primeiro porque a carta magna garante o acesso gratuito à educação (Vírgula) e segundo porque toda taxação para o ensino não constitui um progresso. (Melhore a contextualização do tema)

Primeiramente (Vírgula) dado o artigo 205 da Constituição (Vírgula) a Educação é um dever do Estado e um direito de todos. Como pode então se cobrar taxas para que alguém faça parte desse direito? Esse compromisso deve ser garantido através dos impostos que são cobrados desde as corporações , grandes empresas até os mais humildes e isso de modo proporcional. É de se desconfiar qualquer benefício aos pobres através de leis que cobram taxas, pois como diz o ditado: "a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco"(Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, taxação para ensino, seja para o rico ou para o pobre (Vírgula) é uma desmotivação burocrática e financeira para o aprendizado. As pessoas devem ganhar prêmios , ganhar dinheiro, brindes e promoções , ter acesso à crédito, auxílio estudantil quando ingressam numa universidade para que as pesquisas , a ciência e tecnologia se desenvolvam com empolgação. (Explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) a melhor forma de se promover uma lei que beneficie a educação tanto para ricos quanto para pobres é taxar as grandes empresas, multinacionais e corporações que normalmente sonegam impostos que podem pagar 2000 BMW's (Sem apóstrofo) desse modo oferecer auxílio estudantil e créditos que motivem, pois essa grande atitude fará do Brasil uma referência em Educação. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos