hoseok7

Tema: PEC 206: um retrocesso na educação?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/06/2022
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A democracia brasileira foi institucionalizada para defender os direitos dos cidadãos que no país habitam, diante disso, a educação faz parte do direito obrigatório devido do Estado. Portanto, a existência do PEC (Desenvolva a sigla) ameaça os direitos dos estudantes brasileiros de conquistar o ensino superior, pois, a proposta de extinguir a gratuidade nas universidades públicas, (Sem vírgula) não mudará a realidade da desigualdade social presente no meio.

A priori, a lacuna problemática da desigualdade presente no nível superior é proporcionada pela diferença substancial entre alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio, em diferença aos cidadãos de escolas particulares. Isto revela o embasamento de que alunos com condições financeiras favoráveis têm mais chance de entrarem em universidades públicas, já que estes tiveram a oportunidade de frequentar escolas melhores das que o Estado proporciona (Melhore a construção dessa discussão), evidenciando a desigualdade concorrida nas vagas de ensino superior.

(Boa estratégia coesiva) Em segunda instância, a gratuidade oferecida nas universidades é em sua maioria a única oportunidade de milhões de cidadãos cursarem o ensino superior, a PEC é uma ameaça a democracia e aos direitos civis (Vírgula) já que a proposta desta instituição é falha, pois não irá combater a desigualdade social presente nas faculdades, e sim acentuará as estatísticas atuais que em suma, (Sem vírgula) apontam que em minoria as pessoas carentes conseguem adquirir um diploma facultativo. Um exemplo é abordado no K-drama "sky castel", que aborda a dificuldade de pessoas pobres em ganhar bolsas de estudos nas universidades, na realidade brasileira não é diferente, a sugestão do PEC reforça a urgência de uma restruturação na educação pública. (Explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em virtude aos  dos fatos mencionados, para combater a desigualdade educacional é de suma importância uma restruturação nos métodos de ensino das escolas públicas do fundamental e médio, abolir a gratuidade das universidades vai gerar mais desigualdade, então a mudança deve ocorrer nas escolas reformulando a grade curricular ensinada pelos professores nas salas de aula, contudo basta os alunos adquirirem uma base sólida que é o dever da  do ensino brasileiro público proporcionar, assim os alunos carentes vão adquirir mais chances em entrar nas universidades públicas do Brasil, que já possuem cotas para pessoas carentes; apenas fortalecendo as escolas públicas a questão irá ficar no passado. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos