Desafios enfrentados por dependentes químicos no Brasil

Tema: Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/05/2022
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estudos apontam o Brasil como um dos países com mais dependentes químicos no mundo, sendo usuários de subistâncias químicas principalmente a faixa etária dos 18 a 53 anos de idade. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Evite um parágrafo frasal)

Apesar de nem todos pensarem assim (Vírgula) a dependência química é sim uma doença, e exige um tratamento intenso até a cura total, podendo ainda ter recaídas. Hoje em dia temos no Brasil muitas clínicas de reabilitação, onde dependentes químicos se internam para realizar o tratamento. Alguns conseguem lidar melhor com a situação, enquanto outros enfrentam grandes crises de abstinência e não conseguem concluir o tramento. Um dos principais desafios para o tratamento adequado no Brasil são as condições financeiras, já que a maioria das clínicas de reabilitação são particulares, além de algumas exigirem que o dependente vá por vontade própria e não a mando de outros, o que não é fácil, já que o mesmo terá que decidir abandonar o que lhe era usado em grande frequência. (Delimite e explore com mais produtividade) 

(Melhore a estratégia coesiva) Apesar de o país possuir um grande número de unidades de tratamento, a grande maioria é particular como dito anteriormente, então cabe ao governo federal dar uma melhor estrutura a essas pessoas ou com tratamento gratuíto ou também com algum tipo de auxílio para ajudar a manter a pessoa internada, por conseguinte a partir do momento em que a pessoa não consegue se ver sem certa substância, ela já é considerada um dependente químico, que é sim uma doença e carece de tratamento. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos